Redes Abertas Transacionais acionadas pelo protocolo Beckn como uma alternativa tecnológica implementando as Infraestruturas Públicas Digitais no Brasil
Está declarado na visão da Jambu Tecnologia: "Consideramos que a adoção de padrões livres e abertos, em si, democratiza a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à tecnologia de qualidade". Esta é a síntese do nosso compromisso com o ecossistema empreendedor da economia digital na Amazônia.
Em 2023 iniciamos uma jornada para implantar a primeira OTN (Open Transaction Network) no Brasil, na cidade de Belém, a Rede Belem Aberta - RBAb, inaugurada em novembro de 2023.
A gênese das DPIs - Digital Public Infrastructures - brasileiras (não governamentais), a RBAb é o resultado da parceria da comunidade tecnológica indiana de Bangalore, com o apoio da FIDE - Foundation for Interoperability in Digital Economy, Jambu Tecnologia, ParaTic - Associação das Empresas Paraenses de Software e Tecnologia da Informação e a Prefeitura Municipal de Belém.
As DPI acionadas pelo Protocolo Beckn foram reconhecidas pelo World Economic Forum (Forum Mundial Econômico) como a tecnologia fundamental para desbloquear todo o potencial da economia digital nos países em desenvolvimento e pode-se obter mais informações nesse post publicado "Open Transaction Network: Could this shift in technology transform the global economy?" ou "Augmenting the Global Digital Economy through Open Transaction Networks"
O reconhecimento do software livre que implementa o Beckn Protocol, o alicerce das DPI/OTN, pelo World Economic Forum como umas das tecnologias mais promissoras para promover inclusão na economia digital em 2024 e 2025 é um passo importante para a consolidação da transformação digital através de OTNs.
Espalhar as DIPs/Beckn interconectadas por todo o mundo e passar do pensamento de plataforma para o pensamento em rede poderá ser transformador para os ecossistemas de inovação globais, cooperar ao invés de competir poderá ser o novo lema.
Diagrama Funcional da Rede Belém Aberta
Principíos acionadores das Redes Abetas Transacionais