Blog JambuLabs

Artigos autorais da Jambu Tecnologia

Rede Belém Aberta uma Rede de Transações Abertas

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Redes Abertas Transacionais acionadas pelo protocolo Beckn como uma alternativa tecnológica implementando as Infraestruturas Públicas Digitais no Brasil


Está declarado na visão da Jambu Tecnologia: "Consideramos que a adoção de padrões livres e abertos, em si, democratiza a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à tecnologia de qualidade". Esta é a síntese do nosso compromisso com o ecossistema empreendedor da economia digital na Amazônia.

Em 2023 iniciamos uma jornada para implantar a primeira OTN (Open Transaction Network) no Brasil, na cidade de Belém, a Rede Belem Aberta - RBAb, inaugurada em novembro de 2023.

A gênese das DPIs - Digital Public Infrastructures - brasileiras (não governamentais), a RBAb é o resultado da parceria da comunidade tecnológica indiana de Bangalore, com o apoio da FIDE - Foundation for Interoperability in Digital Economy, Jambu Tecnologia, ParaTic - Associação das Empresas Paraenses de Software e Tecnologia da Informação e a Prefeitura Municipal de Belém.

As DPI  acionadas pelo Protocolo Beckn  foram reconhecidas pelo World Economic Forum (Forum Mundial Econômico) como a tecnologia fundamental para desbloquear todo o potencial da economia digital nos países em desenvolvimento e pode-se obter mais informações nesse post publicado "Open Transaction Network: Could this shift in technology transform the global economy?" ou "Augmenting the Global Digital Economy through Open Transaction Networks"

O reconhecimento do software livre que implementa o Beckn Protocol, o alicerce das DPI/OTN, pelo World Economic Forum como umas das tecnologias mais promissoras para promover inclusão na economia digital em 2024 e 2025 é um passo importante para a consolidação da transformação digital através de OTNs.

Espalhar as DIPs/Beckn interconectadas por todo o mundo e passar do pensamento de plataforma para o pensamento em rede poderá ser transformador para os ecossistemas de inovação globais, cooperar ao invés de competir poderá ser o novo lema.

Diagrama Funcional da Rede Belém Aberta

Principíos acionadores das Redes Abetas Transacionais


Política de Privacidade
© 2024 Jambu Tecnologia. Todos os direitos reservados.
Jambu Tecnologia e o logotipo JambuTec são marcas comerciais da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda registradas no Brasil e em outros países.
Produzido por Jambu Tecnologia.