Jambu Tecnologia realiza workshop colaborativo e incentiva novos talentos em tecnologia
Lean Inceptions no mercado Ver-o-Peso e Devspaidégua são uma das iniciativas da empresa Jambu Tech para incentivar conhecimento aos talentos da área da tecnologia e fortalecê-los para o mercado de trabalho
A criação de novos negócios e a presença dos mercados tradicionais no mundo virtual são fatores que vem impulsionando a economia digital, a qual vem apresentando grandes transformações e ganhando força mundialmente. No primeiro trimestre de 2021, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia digital representava 71,7% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Mas para ter um produto digital ou até mesmo reformular um produto já existente não basta apenas ter a ideia e ir à prática. É necessário a criação de um projeto focado em desenvolvimento de software.
Com foco neste cenário, a Jambu Tecnologia, participará na manhã deste sábado (27) de um encontro presencial com alunos das áreas de tecnologia da Universidade Federal do Pará onde realizarão uma análise lean inception com feirantes do Ver-o-Peso. O foco é ouvir os trabalhadores, entender as dificuldades e pensar em possíveis soluções para a comunidade comerciante que atua em uma das maiores feiras livres da América Latina.
Lean Inception
Lean Inception é um workshop coletivo que tem como objetivo alinhar a compreensão das áreas de negócio e técnicas a respeito de um produto considerando toda sua importância.
A técnica, proposta pelo autor Paulo Caroli no livro Lean Inseption (Amazon), une práticas inspiradas no pensamento Enxuto (Lean Thinking/Lean Startup) com o pensamento de Desing (Design Thinking) e dá ênfase na identificação dos principais problemas que precisam ser resolvidos, identificar as principais funcionalidades de um produto mínimo viável (MVP), ou seja, um produto, mesmo que rudimentar, capaz de gerar valor para os usuários, reduzindo então a perda de tempo, de recursos e de energia com o desenvolvimento de instrumentos secundários.
Educação e Capacitação
Em continuidade a programação, ainda no sábado (27), pela tarde, a Jambu, como uma incentivadora e apoiadora da educação de novos talentos no mercado de tecnologia, participa de bate papo e oficinas com alunos do projeto DevsPaidégua no espaço de trabalho colaborativo Elephant Coworking.
O Devs Paidégua é um programa de aceleração para estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) apoiado por empresas paraenses de tecnologia e pela Faculdade de Computação da UFPA. O objetivo do programa é focar na capacitação de talentos para a área de desenvolvimento de software orientada por práticas do mercado, desafios e mentorias ao longo desse processo. A proposta busca, principalmente, que após a capacitação, os alunos estejam preparados e confiantes para ingressarem no mercado de trabalho.
O programa de aceleração é promovido pela ParaTic em parceria com as incentivadoras JambuTec/JambuLabs, W3 Tecnologia, EBI Informática/EASY Gestor, CS Consoft, Inteceleri juntamente com professores da área de tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).