A gestão de dados tem muito a agregar aos resultados da sua empresa e de seus projetos. Sem dúvidas, essa é uma área estratégica, que permite a negócios de diferentes portes e segmentos pautarem suas decisões em informações confiáveis. Embora seja um campo do conhecimento relativamente recente, não é novidade que empresas decidam o caminho ideal com base em dados.
O que é gestão de dados?
Gestão de dados é uma área ligada à administração e uso de informações para a tomada de decisões nos negócios.
O termo engloba a utilização de equipes e ferramentas que favorecem os processos relacionados a dados importantes para um projeto como, por exemplo:
- Identificação;
- Coleta;
- Armazenamento;
- Acesso;
- Organização;
- Análise;
- Uso;
- Proteção.
Qual a diferença entre gestão de dados e gestão da informação?
Ao afirmar que uma empresa SaaS (software como serviço) conseguiu realizar doze vendas no mês de novembro, temos um dado que sozinho não diz muita coisa. Porém, se esse dado é contextualizado, comparando, por exemplo, com o mesmo período do ano anterior, perceberemos se os números de vendas caíram, aumentaram ou se mantiveram estáveis.
Dessa forma, existem dois tipos de gestão: a de dados brutos (aqueles sem tratamento) que isolados não dizem muita coisa, mas que ao serem tratados e contextualizados passam uma informação importante.
Sendo assim, a informação surge a partir da interpretação de um dado e sua gestão compreende a parte final do processo, quando os dados já foram analisados e passam a gerar orientação para a tomada de decisão, favorecendo assim a inteligência competitiva.
Por que fazer a gestão de dados na sua empresa?
Entre os vários motivos, o principal é a necessidade de tomar decisões com base em elementos confiáveis.
Quando for preciso tomar uma decisão que afetará a performance da sua empresa não deixe os argumentos e estratégias serem baseadas em achismos e suposições. A referência principal deve ser pautada em informações estruturadas.
Como evitar problemas na gestão de dados
Existem vários desafios relacionados à gestão dos dados de uma empresa. Os principais são:
- Dados incompletos,
- Falta de uma visão única,
- Falta de habilidades para manipular os dados e obter insights.
Dicas para ajudar a sua empresa a gerir seus dados:
Priorize a qualidade e confiabilidade dos dados
Esses são atributos necessários para realizar qualquer tipo de trabalho envolvendo dados, principalmente, nos processos que vão dar suporte à tomada de decisões que podem garantir o futuro da organização.
Informações erradas podem colocar em risco o futuro da sua empresa, por isso, é preciso olhar criticamente para as suas bases de dados, buscando garantir a qualidade e segurança dessas informações, para extrair delas os melhores insights.
Gerencie os seus dados de forma completa e eficaz
Isso está intimamente ligado à qualidade dos dados. Para garantir o controle das informações, assim como sua confiabilidade, é preciso saber em qual fonte eles estão sendo gerados ou obtidos, quais são as ferramentas utilizadas em sua organização e gerenciamento, e por fim, ter clareza na estratégia de tratamento e análise destes dados.
Olhe também para a aplicação e mensuração dessas informações. Tendo um processo bem estruturado, com clareza de cada etapa, fica mais fácil evitar problemas.
Alinhe todos os detalhes com as equipes internas
O entendimento da importância dos dados e informações para o negócio fez com que análise de dados, big data e outros assuntos relacionados entrassem de vez para o vocabulário corporativo, além de unir todos, ou a maioria dos setores de uma empresa para essa cultura data driven. O que parece uma solução, na verdade pode ser um problema, pois além de todos os pontos citados anteriormente, também é preciso pensar na integração de todos os departamentos no que tange ao uso dos dados. Isso quer dizer que se não houver um alinhamento interno sobre o uso desses dados, o processo pode até surtir o efeito contrário, e acabar sendo um entrave em vez de uma solução.
Invista em tecnologias adequadas
Pense na realidade da sua empresa: a quantidade dos dados, a forma de análise, os objetivos. Só assim será possível aproveitar todo o potencial que seus dados podem entregar. Para isso, procure especialistas que te ajudem a escolher as melhores, dentre as tecnologias disponíveis, para suportar a gestão dos seus dados.
Fique atento à LGPD
Além da possibilidade de multas, entre outras penalidades, a não conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) também pode causar muitos problemas relacionados à gestão dos seus dados. Por isso, procure atender às exigências o quanto antes.