Notebooks são equipamentos essenciais para o dia a dia. Eles podem substituir computadores, por sua facilidade de uso e transporte. Mas, de quantos anos precisará trocar esse equipamento na sua empresa?
Neste artigo vamos explorar esse assunto. Queremos trazer dicas essenciais para que você utilize os seus aparelhos da melhor maneira possível.
Qual é o tempo de vida útil dos notebooks?
Normalmente um notebook tem um tempo de vida útil entre 2 a 5 anos. Tudo irá depender da aplicação da máquina. Notebooks que apresentam maior durabilidade são os utilizados para funções leves, como:
- Elaboração de planilhas;
- Trabalhos focados em texto;
- Edições levíssimas de imagens (recortes e ajustes pontuais);
- Navegação na internet.
Por outro lado, notebooks utilizados para funções pesadas e ativas, exigindo programas mais pesados, requerem atualizações constantes, sobretudo de hardware. Essas máquinas são trocadas, pois seus recursos deixam de atender aos novos lançamentos do mercado. Se a sua empresa tem uma das funções abaixo, provavelmente precisa trocar de notebooks com regularidade. Os exemplos são:
- Edição de vídeo e áudio;
- Edição de fotos diárias com grandes mudanças;
- Desenvolvimento de artes gráficas;
- Desenvolvimento de jogos e aplicativos;
- Desenvolvimento de projetos arquitetônicos;
- Desenvolvimento de projetos em 3D;
- Desenvolvimento de projetos de automação.
Enfim, há uma infinidade de funções e setores que exigem muito dos notebooks. E, por consequência, diminuírem a vida útil destes.
Como prolongar a vida útil do notebook?
Sabemos que os investimentos em um notebook são grandes, sobretudo quando se pensa em comprar uma máquina de alta capacidade. Pensando nisso, elencamos uma série de dicas práticas e úteis para você prolongar a vida útil do seu notebook:
Mantenha o notebook limpo
Essa é a primeira dica para que você tenha o seu equipamento em bom estado. A limpeza garante uma série de vantagens para o equipamento e evita transtornos.
Cuide do superaquecimento
"Meu notebook esquenta muito", essa frase é dita diversas vezes em todas as assistências técnicas do país. Observe o seu notebook, avalie se a temperatura está correta. Você pode comprar um cooler externo para garantir que o aparelho fique sempre em ordem.
Atualize sempre seu notebook
Atualizações são fundamentais e certificam que o aparelho esteja seguro contra vírus e malwares. Além de tudo, elas também cuidam do desempenho do equipamento.
Evite utilizar o notebook em locais empoeirados
Essa dica também vale para aquelas pessoas que gostam de usar o notebook próximo aos animaizinhos da casa. Gatos e cachorros soltam pelos que podem entrar no sistema de ventilação e superaquecer o notebook.
Como saber quando o notebook precisa de assistência preventiva?
Você certamente sabe a diferença entre uma assistência corretiva e uma preventiva. A corretiva é aquela urgente, quando o equipamento deixa de funcionar. Já a preventiva é aquela silenciosa, pois ela evita o problema. Eis que surge uma questão: como saber quando o notebook precisa de uma assistência preventiva? Bem, há alguns sinais que você pode se atentar, veja:
- Aparelho superaquecido;
- Aplicativos lentos ou com funcionamento incorreto;
- Demora na inicialização;
- Avisos e mensagens de erro injustificadas;
- Sons incomuns;
- Desligamentos sem motivo aparente;
- Bateria que não consegue sustentar a carga por mais do que alguns minutos.
Todos esses sinais indicam que o seu computador está precisando de uma assistência preventiva. Pode ser que ele já esteja chegando ao final da vida útil.