Você sabe o que é segurança digital e como ela pode influenciar diretamente na proteção de empresas como a sua?
Se você é um profissional preocupado com as vulnerabilidades que o seu negócio está enfrentando, e deseja reduzir riscos, continue lendo esse conteúdo.
Segurança digital?
Trata-se da prática de proteger redes e sistemas de ataques virtuais, que são cada vez mais comuns. Aliás, essas ameaças frequentes, são muito prejudiciais e visam vazar e destruir informações confidenciais, além de extorquir dinheiro das vítimas.
Mas, o prejuízo não para por aí, pois, um possível vazamento de dados ou ataque ransomware, por exemplo, pode comprometer a imagem da empresa. Por isso, a segurança digital é indispensável para empresas que desejam crescer de forma segura no mercado em que atuam. Pois, consiste no uso de soluções que preservam dados e evitam perigos virtuais que podem causar os prejuízos que citamos.
Tomar esses cuidados não é uma tarefa fácil, já que os ataques são cada dia mais intensos, e hoje existem mais dispositivos conectados do que pessoas, o que torna os cibercriminosos ainda mais poderosos.
Segurança digital e segurança da informação: qual a diferença?
Além de entender o que é segurança digital, é importante que você saiba as diferenças com outras práticas essenciais.
Por exemplo, quando comparamos a segurança digital com a segurança da informação, é preciso atenção. Pois, ambas estão interligadas. Mas, enquanto a primeira visa assegurar a proteção de dispositivos, sistemas virtuais e redes, a segunda busca manter os dados presentes neste dispositivo, salvos de acessos ilegais e roubos. Então, neste caso, é importante ter em mente que a segurança da informação atua com os seguintes pilares: confiabilidade, disponibilidade, autenticidade, integridade e irretratabilidade.
Aliás, em nosso blog, temos um texto completo, que fala com detalhes sobre os princípios da segurança da informação. Leia o conteúdo completo agora mesmo e fique por dentro do tema!
Ameaças mais comuns
Antes de revelar como a segurança digital pode impedir que a sua empresa corra alguns riscos, vamos mostrar os perigos mais comuns. Veja:
Vazamento de dados
Para começar, o vazamento de dados acontece através de brechas na segurança de sistemas ou uso inseguro dos mesmos. Desse modo, a falta de cuidados e boas práticas de segurança, podem abrir as portas para os cibercriminosos, que roubam informações e fazem seu uso inadequado.
Engenharia social
Esta é a prática que influencia os usuários a fazerem algo perigoso, como entregar informações confidenciais ou baixarem um software que não seja totalmente de confiança.
Um bom exemplo deste tipo de ataque é o phishing, que induz a vítima a compartilhar dados pessoais ou financeiros, como senhas e dados de cartões de crédito.
Para isso, os cibercriminosos se passam por autoridades e até empresas de confiança, como bancos e instituições renomadas, e enviam e-mails com conteúdos duvidosos pedindo tais informações.
Desse modo, para conseguirem aplicar o golpe, eles fazem de tudo para deixar as mensagens mais reais, com abordagens de interesse das vítimas e assuntos que sejam vantajosos para elas.
Malwares
Outro grande risco são os aplicativos e arquivos que prejudicam, intencionalmente, os dispositivos onde estão instalados, os chamados malwares.
O ataque ransomware, por exemplo, é um tipo de malware. Ele sequestra informações confidenciais das vítimas e bloqueia seu acesso. Depois de fazer isso, os cibercriminosos entram em contato e pedem um valor pelo resgate dos dados.
Eliminando riscos com a segurança digital
A falta de tempo para identificar falhas e resolvê-las, é algo que atrapalha a sua rotina?
Se a resposta é sim, não pare de ler o nosso texto. Afinal, se chegou até aqui é porque deseja proteger a sua empresa de perigos comuns no cenário atual.
Então, a partir daqui queremos mostrar como a segurança digital vai te ajudar a evitar alguns perigos. Confira abaixo, 3 ações indispensáveis para garantir a proteção que procura:
Realização de backups
Por mais robusto que um sistema seja, ele também pode ser vítima de falhas. Por isso, em qualquer situação, o indicado é fazer backups frequentes. Assim, caso os dados sejam roubados em algum momento, você terá uma cópia das informações salvas em um local seguro.
Outra medida importante, é estabelecer o controle de acesso. Ou seja, limitar certas informações para todos. Então, defina regras e garanta que as informações da sua empresa sejam usadas apenas por profissionais que realmente precisam delas para suas tarefas.
Cuidados diários com sites e links
Nada adianta contar com as melhores soluções, se a sua equipe não entende a importância de aderir às boas práticas de segurança de TI.
Por isso, instrua os colaboradores que trabalham com você a terem um olhar mais desconfiado para promoções abaixo do mercado, e-mails e mensagens pedindo dados importantes. Do mesmo modo, use senhas fortes, tanto em contas e aplicativos, quanto nas redes Wi-Fi da empresa, e troque-as com frequência.
Para isso, escolha sequências que misturam números, letras e caracteres especiais, e não compartilhe a combinação com outras pessoas.
Usar autenticação em dois fatores, também, é uma medida que pode reforçar a segurança. Ela solicita que o usuário utilize duas formas de confirmação de login, aumentando, assim, a segurança da conta.
Monitoramento de riscos
Por fim, com a segurança digital, você pode monitorar as vulnerabilidades e os riscos com frequência. Além disso, com as informações que precisa em mãos, é possível analisar se os softwares de segurança que você usa conseguem suprir as necessidades da sua empresa ou se chegou o momento de encontrar uma solução pronta para te colocar à frente das principais ameaças do momento.
Curtiu as dicas da Jambu?