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Inovação, Tecnologia e Indústria 4.0

Inovação, Tecnologia e Indústria 4.0

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Inovação, tecnologia e Indústria 4.0

A evolução da indústria na busca pela inovação.

Século XVIII

A indústria muda o mundo

Industria 4.0

Cada revolução industrial vivida pela sociedade até hoje impactou de forma direta o mundo como o conhecemos.

Século XVIII

Séculos XVIII e XIX

Força Humana dá lugar às máquinas

Por volta de  1760 a 1850, período em que o trabalho braçal foi substituído por máquinas a vapor, a produção e o comércio foram completamente transformados e isso marcou o que podemos chamar de indústria 1.0.

A vida no planeta mudando

Século XIX

Ciência muda o Mundo

Ciência muda o mundoA busca pela inovação, as máquinas a vapor deram lugar à Internet das Coisas, à Computação em Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outros, e os processos de qualidade das empresas precisaram se modernizar para conseguir acompanhar toda essa disrupção tecnológica.

Século XIX

Séculos XX e XXI

Impactos da evolução na sociedade

I impacto da pandemia acelerou o processo
Para quem acreditava que a utilização das tecnologias da informação nas indústrias tinha encontrado seu ápice, está vivendo a mudança. A pandemia por Covid-19 acelerou ainda mais a transformação.

Século XXI

Qualidade na era da Ind 4.0

Qualidade na era IND 4.0
Desde então os princípios, que envolvem coleta de dados em tempo real, virtualização e monitoramento do chão da fábrica, descentralização dos ciclos de trabalho, uso de software como um serviço, modularidade e interoperabilidade tem sido amplamente utilizados no resto do mundo.

Século XXI

Mas é claro que estes pilares não poderiam ser postos em prática sem desenvolvimento tecnológico, não é mesmo? A Indústria 4.0 só se tornou uma realidade com o surgimento das novas tecnologias, entre elas:
Internet das Coisas
Internet das coisas, também conhecida como IoT, é a tecnologia que integra os objetos do cotidiano à internet, desde automóveis até lâmpadas, refrigeradores, roupas e acessórios (wearebles). Na indústria, a IoT possibilita a conexão de diversos sensores espalhados pelo chão da fábrica, objetos vestíveis a dispositivos móveis, que coletam e trocam os dados em tempo real.
Big Data
Cloud Computing
Realidade aumentada & virtual

Qualidade 4.0: Era da qualidade

A Quarta Revolução Industrial não foi responsável por transformar apenas o chão de fábrica. Frente a tantas mudanças, os gestores dos demais setores das empresas se viram obrigados a caminhar nesta direção e buscar novas formas de oferecer perfeição em todas as etapas da produção.
 
Nas revoluções industriais anteriores, as 7 ferramentas da qualidade eram suficientes para monitorar defeitos e buscar eficiência e redução de custos em todos os processos. É claro que a qualidade na indústria 4.0 ainda se baseia nestas ideias, mas seu amadurecimento tem ido além e agora utiliza a tecnologia da informação como facilitadora de diversos processos e a colaboração dos clientes na evolução dos produtos e serviços.
 
Todo este cenário é novo, principalmente no Brasil, que tem caminhado a passos lentos, mas consistentes. Conhecer as principais premissas da qualidade 4.0 pode ser o pontapé inicial para grandes mudanças na gestão.
 
● Monitoramento em tempo real
A união da Internet das Coisas e da análise de Big Data possibilitam o envio de milhares de dados em tempo real, permitindo o monitoramento e a medição dos processos, tanto individuais quanto globais, e tornando a prevenção de defeitos mais rápida e eficiente.
 
● Otimização na tomada de decisão
A utilização de sensores espalhados pelo chão de fábrica pode facilitar bastante a gestão da qualidade na indústria 4.0. Estes aparelhos detectores podem captar diversos tipos de informações importantes, como quantidade de produtos produzidos ou número de mercadorias com defeitos, por exemplo. Dessa forma, os gestores ficam constantemente atualizados sobre os processos e podem tomar melhores decisões estratégicas.
 
● Maior participação dos clientes
Em um mercado cada vez mais exigente, alinhar produção com as expectativas dos clientes têm sido essencial para que muitas empresas consigam se manter competitivas. Atualmente muitas delas já transformam feedbacks em melhorias, mas no futuro da qualidade 4.0, a participação dos clientes será ainda maior, de modo que as fábricas inteligentes conseguirão produzir itens personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada grupo de consumidores.
 
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