Terceiro encontro no PCT-Guamá (3 de setembro).
O DEV’s Pai d’égua é uma das iniciativas da empresa Jambu Tech para incentivar conhecimento aos talentos da área da tecnologia e fortalecê-los para o mercado de trabalho A criação de novos negócios e a presença dos mercados tradicionais no mundo virtual são fatores que vem impulsionando a economia digital, a qual vem apresentando grandes transformações e ganhando força mundialmente.
No primeiro trimestre de 2021, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia digital representava 71,7% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Mas para ter um produto digital ou até mesmo reformular um produto já existente não basta apenas ter a ideia e ir à prática. É necessário a criação de um projeto focado em desenvolvimento de software.
Com foco neste cenário, a Jambu Tecnologia, participou nesta terça-feira (25.10) da Capacitação DEV’s Pai d’égua, o evento aconteceu no auditório do Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Organizado pela Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará - UFPA, o encontro foi aberto ao público e teve a apresentação de propostas socioeconômicas inovadoras para o complexo do Ver-O-Peso, em Belém.
Foram apresentados projetos de aplicativos que visam apoiar a coleta de resíduos e vendas de produtos da feira, além de um tour gastronômico virtual.
As ideias são resultado de uma jornada realizada pelos estudantes a partir do terceiro semestre dos cursos de Computação da UFPA (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação). Os alunos puderam treinar habilidades técnicas e aspectos comportamentais.
O Devs Paidégua é um programa de aceleração para estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) apoiado por empresas paraenses de tecnologia e pela Faculdade de Computação da UFPA. O objetivo do programa é focar na capacitação de talentos para a área de desenvolvimento de software orientada por práticas do mercado, desafios e mentorias ao longo desse processo. A proposta busca, principalmente, que após a capacitação, os alunos estejam preparados e confiantes para ingressarem no mercado de trabalho.
O programa de aceleração é promovido pela ParaTic em parceria com as incentivadoras JambuTec/JambuLabs, W3 Tecnologia, EBI Informática/EASY Gestor, CS Consoft, Inteceleri juntamente com professores da área de tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).