A Internet das Coisas traz grandes mudanças no setor das indústrias, e uma das principais é a hiperautomação. Mas, afinal, o que é esse conceito? O que é Hiperautomação? A hiperautomação se refere ao uso de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA), a ML (Machine Learning, Aprendizado de Máquina) e o RPA (Robot Process Automation, Automação robótica de processos), para automatizar tarefas que antes eram feitas pelos seres humanos.
Essa tecnologia não se refere apenas às tarefas e processos que podem ser automatizados, mas também ao nível de automação. Muitas vezes é mencionada como a próxima grande fase da transformação digital.
É importante notar que a hiperautomação não se destina a substituir inteiramente os humanos. Ao invés disso, com a automação, os seres humanos são libertados de tarefas repetitivas e de baixo valor.
Benefícios da hiperautomação O objetivo da hiperautomação é fazer com que diferentes tecnologias avançadas trabalhem combinadas para substituir a presença humana sempre que possível.
E a primeira vantagem da adoção da hiperautomação é o aumento na velocidade dos processos. Essa agilidade adquirida significa crescimento da produtividade e da produção, enquanto os custos são reduzidos.
Outra redução significativa é a de ocorrência de falhas humanas. Após um certo tempo realizando tarefas repetitivas, o cérebro humano facilmente se dispersa, possibilitando erros involuntários por falta de atenção. Máquinas não se cansam ou se distraem, mantendo o desempenho durante toda a execução da tarefa.
Outra limitação humana em diversas atividades é o cansaço físico ou mental. Certas tarefas devem ser interrompidas periodicamente para que a pessoa se recomponha fisicamente. Mais uma vez, as máquinas podem manter a tarefa sem interrupções, além de serem capazes de realizar um número maior de atribuições no mesmo período de tempo. Assim como qualquer investimento na infraestrutura de TI. O Planejamento, execução, documentação e avaliação são essenciais para manter o monitoramento dos resultados da implementação e estabelecer melhorias contínuas na automação. Curtiu nosso conteúdo? Leia também sobre transformação digital.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência no nosso site. Ao navegar nesse site, você concorda em usar nossos cookies. Leia mais na nossa Política de Privacidade.