Notícias

O que acontece no mundo da tecnologia

Desafio JambuLabs 01-2021

Desafio JambuLabs 01-2021

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Desafio 01-2021 para seleção de estágio na Jambu Tecnologia

Precisamos que os candidatos e candidatas desenvolvam um Projeto de integração simples com a The Start Wars API que é um API pública para consulta de personagens/filmes/planetas/naves da Saga Star Wars...

O desafio é implementar obrigatóriamente na linguagem Ruby on Rails. Opcionalmente os elementos do frontend podem conter componentes em Javascript, Bootstrap, Angular, Vue.js, React ou Ionic (qualquer um desses). Pode-se implementar o projeto somente usando Ruby (sem rails), com interface a caracteres.

Funcionalidades mínimas:

Funcionalidade 1: usuário deve poder fazer uma busca por tipos (personagens/planetas/naves:people/planets/starships), exibir os resultados numa interface em formato de lista.
Funcionalidade 2: usuário poder construir uma lista de favoritos, podendo marcar um (ou mais) itens (personagens/planetas/naves:people/planets/starships) como favorito, fazer o armazenamento utilizando qualquer estratégia persistência.
Funcionalidade 3: usuário deve poder consultar a sua lista de favoritos, por exemplo, tela para listar todas naves que foram marcadas como favoritas.

Deve utilizar: - Bootstrap 4 - Plataforma Linux, pode ser seu desktop (desde que seja Linux), num serviço de nuvem como google cloud, AWS, Azure, Heroku Melhor seria se conseguir usar - Algum Framework CSS (Bulma-https://bulma.io/, Materialize, etc.)

As inscrições para o processo seletivo podem ser obtidas com o Coordenador do seu curso ou professor parceiro da Jambu Tecnologia. A data para entrega será informada por email e definida em conjunto com a instituição de ensino parceira. Sempre que precisar, você pode preencher o formulário de contatos aqui do site.

Dicas e Recomendações:

Recomendamos que os resultados das pesquises dos objetos que possam ser listados diretamente, por exemplo (people:pessoas ou planets:planetas, films:filmes e starships:naves). Não é necessário se preocupar com valores complexos nos atributos desses objetos (por exemplo, filmes que um personagem participou). Deve-se mostrar somente o essencial, por exemplo o nome de um filme, pois esse atributo sempre está disponivel.

Informações sobre a documentacao da API (inclusive métodos de acesso com RoR)
https://swapi.dev/documentation

Específicamente para este desafio, recomendamos não programar no sistema operacional Windows !

É preferivel que você utilize o Ubuntu como sistema operacional para desenvolvimento, mas, se estiver usando outro sistema operacional, pode-se experimentar uma instancia do Virtual Box: https://linuxhint.com/install_ubuntu_virtualbox_2004/

Guias para iniciantes em Ruby on Rails:
https://guides.rubyonrails.org/
https://www.ruby-lang.org/pt/documentation/
https://guiarails.com.br/getting_started.html
https://rubyonrailsbrasil.com.br/

Convenções em Ruby https://guru-sp.github.io/tutorial_ruby/nomes-em-ruby.html

Dicas de extensões para Ruby no VScode https://onebitcode.com/vs-code-rails/

Grupo do de Rails no Telegram: https://t.me/rubybrasil

Dicas do HTTPParty:
https://pedrohjmartins.medium.com/testando-api-com-httparty-65ae8fe9e2c5
https://medium.com/qaninja/apresentando-o-famoso-httparty-1c3c8df74519

© 2021 Jambu Tecnologia. Todos os direitos reservados.
Produzido por Jambu Tecnologia.