Notícias

O que acontece no mundo da tecnologia

Desafio JambuLabs 01-2021

Desafio JambuLabs 01-2021

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Desafio 01-2021 para seleção de estágio na Jambu Tecnologia

Precisamos que os candidatos e candidatas desenvolvam um Projeto de integração simples com a The Start Wars API que é um API pública para consulta de personagens/filmes/planetas/naves da Saga Star Wars...

O desafio é implementar obrigatóriamente na linguagem Ruby on Rails. Opcionalmente os elementos do frontend podem conter componentes em Javascript, Bootstrap, Angular, Vue.js, React ou Ionic (qualquer um desses). Pode-se implementar o projeto somente usando Ruby (sem rails), com interface a caracteres.

Funcionalidades mínimas:

Funcionalidade 1: usuário deve poder fazer uma busca por tipos (personagens/planetas/naves:people/planets/starships), exibir os resultados numa interface em formato de lista.
Funcionalidade 2: usuário poder construir uma lista de favoritos, podendo marcar um (ou mais) itens (personagens/planetas/naves:people/planets/starships) como favorito, fazer o armazenamento utilizando qualquer estratégia persistência.
Funcionalidade 3: usuário deve poder consultar a sua lista de favoritos, por exemplo, tela para listar todas naves que foram marcadas como favoritas.

Deve utilizar: - Bootstrap 4 - Plataforma Linux, pode ser seu desktop (desde que seja Linux), num serviço de nuvem como google cloud, AWS, Azure, Heroku, Container Docker, Container LXC, Virtual Box, etc. Melhor seria se conseguir usar - Algum Framework CSS (Bulma-https://bulma.io/, Materialize, etc.)

As inscrições para o processo seletivo podem ser obtidas com o Coordenador do seu curso ou professor parceiro da Jambu Tecnologia. A data para entrega será informada por email e definida em conjunto com a instituição de ensino parceira. Sempre que precisar, você pode preencher o formulário de contatos aqui do site.

Dicas e Recomendações:

Recomendamos que os resultados das pesquises dos objetos que possam ser listados diretamente, por exemplo (people:pessoas ou planets:planetas, films:filmes e starships:naves). Não é necessário se preocupar com valores complexos nos atributos desses objetos (por exemplo, filmes que um personagem participou). Deve-se mostrar somente o essencial, por exemplo o nome de um filme, pois esse atributo sempre está disponivel.

Informações sobre a documentacao da API (inclusive métodos de acesso com RoR)
https://swapi.dev/documentation

Específicamente para este desafio, recomendamos não programar no sistema operacional Windows !

É preferivel que você utilize o Ubuntu como sistema operacional para desenvolvimento, mas, se estiver usando outro sistema operacional, pode-se experimentar uma instancia do Virtual Box: https://linuxhint.com/install_ubuntu_virtualbox_2004/

Guias para iniciantes em Ruby on Rails:
https://guides.rubyonrails.org/
https://www.ruby-lang.org/pt/documentation/
https://guiarails.com.br/getting_started.html

Curso:
Curso de Ruby para Iniciantes do Jackson Pires

Convenções em Ruby https://guru-sp.github.io/tutorial_ruby/nomes-em-ruby.html

Dicas de extensões para Ruby no VScode https://onebitcode.com/vs-code-rails/

Grupo do de Rails no Telegram: https://t.me/rubybrasil

Dicas do HTTPParty:
https://pedrohjmartins.medium.com/testando-api-com-httparty-65ae8fe9e2c5
https://medium.com/qaninja/apresentando-o-famoso-httparty-1c3c8df74519

Política de Privacidade
© 2024 Jambu Tecnologia. Todos os direitos reservados.
Jambu Tecnologia e o logotipo JambuTec são marcas comerciais da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda registradas no Brasil e em outros países.
Produzido por Jambu Tecnologia.