Engenheiros da Intel Matthias Müller e Vladen Koltun estão desenvolvendo um robô cujo objetivo é ter baixo custo e ser Open Source. O OpenBot, como é chamado, usa um smartphone como bateria, câmera e unidade de processamento, em um chassi que pode ser impresso em uma impressora 3D e componentes que custam cerca de 50 dólares (R$280).
A proposta do OpenBot é ser uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento balanceada, pois possui capacidade computacional maior que os modelos educacionais, sem ser tão caro como os modelos avançados controlados a rádio. É possível até conectar por bluetooth controles de videogame como de Xbox ou do Playstation para dar comandos diretos para o robô.
Os desenvolvedores afirmam que os desafios enfrentados pelo OpenBot são escala e acessibilidade, que podem ser superados com um smartphone e conhecimento em programação. O robô consegue consegue seguir uma pessoa e navegar de maneira autônoma em ambientes não-estruturados, e pode ganhar mais funções dependendo da criatividade do programador. No momento, apenas os modelos 3D para impressão estão disponíveis no GitHub, o código base será publicado posteriormente.
Para saber mais:
https://github.com/intel-isl/OpenBot
https://www.inceptivemind.com/openbot-open-source-low-cost-smartphone-powered-robot/15023/