Uma iniciativa feita para aumentar a segurança e democratizar a produção de chips e hardwares, o OpenTitan é um projeto em larga escala gerenciado pela organização sem fins lucrativos lowRISC CIC e têm o apoio de empresas como Google, G+D Mobile Security e Western Digital, entre outras. O objetivo da iniciativa é desmascarar os segredos da produção industrial, que muitas vezes leva a falhas de segurança que são aproveitadas por hackers em ataques cada vez mais sofisticados.
A iniciativa OpenTitan é gerenciada como um projeto de software livre em larga escala, como o Linux. Os designs serão melhorados com o tempo, removendo falhas encontradas em versões antigas, ao mesmo tempo que empresas que escolherem usar os designs disponíveis precisam adaptar os projetos para não introduzir falhas e conflitos que podem surgir com o software já existente.
Manufaturas podem usar os planos no Github para circular os preços ligados a patentes do Vale do Silício, porém os designs disponíveis no momento são apenas de partes liberadas para acesso antecipado para o público, os chips da OpenTitan ainda não tem uma data certa de lançamento, que depende do feedback do público e possíveis dificuldades. Algumas partes do projeto também não serão disponibilizadas tão cedo, pois estão ligadas à manufatura em massa, pois acarreta discussões com fabricantes e precisa de categorias extremamente especializadas.
Para saber mais:
https://github.com/lowRISC/opentitan
https://www.wired.com/story/open-titan-open-source-secure-enclave/