Notícias

O que acontece no mundo da tecnologia

Programa de marcenaria open source produz encaixes complexos e resistentes

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Tsugite ou Marcenaria em japonês
Uma equipe do departamento de informática criativa da Universidade de Tóquio criou um aplicativo de design 3D que permite projetar e produzir peças de madeira que utilizam encaixes conhecidos como “marcenaria fina”, onde as peças se encaixam de madeira firme e duradoura, sem precisar de pregos ou cola.

O programa, batizado de tsugite (marcenaria, em japonês), utiliza uma interface simples que pode ser entendida até por iniciantes em marcenaria ou design 3D, e permite que encaixes e modelos fiquem prontos em minutos. Esses projetos servem de base para as fresadoras esculpam os componentes estruturais.

O Tsugite, que foi disponibilizado em código livre, usa estruturas em voxel (tecnicamente, um pixel 3D) que podem ser ajustadas nas extremidades em encaixes precisos, e usam diferentes cores para indicar propriedades das juntas como facilidade de engate e fraquezas estruturais. Além disso, o programa leva em conta as limitações das fresadoras disponíveis pelo usuário, que não perde tempo vendo funções que estão fora de seu limite.


Para mais informações:
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=encaixes-madeira-japoneses-programa-gratuito#.X5sUPohKjDc

Download do programa:
https://github.com/marialarsson/tsugite

Política de Privacidade
© 2024 Jambu Tecnologia. Todos os direitos reservados.
Jambu Tecnologia e o logotipo JambuTec são marcas comerciais da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda registradas no Brasil e em outros países.
Produzido por Jambu Tecnologia.