O Librem 5, da Purism, começou a ser entregue aos compradores. O celular foi desenvolvido por meio de uma campanha de crowdfunding e com a ajuda da comunidade open source, e arrecadou mais de US$2 milhões para o projeto. Segundo Todd Weaver, CEO e fundador da Purism, o celular foi desenvolvido para ser uma alternativa aos dispositivos Android, da Google, e iOS, da Apple. Possui câmera de 8 ou 13 megapixels e 32 GB de armazenamento interno, e 3 GB de Ram.
O diferencial do Librem 5 é o fato do dispositivo ter software e hardware focados na segurança dos dados do usuário. O Librem 5 possui um sistema operacional próprio, o PureOS, e funciona com um sistema de peças modulares que podem ser trocadas individualmente caso seja necessário.
A Purism é conhecida por prezar pela privacidade dos usuários, e o celular exemplifica mostra esse cuidado por ter botões físicos dedicados a desligar partes individuais do dispositivo associadas ao compartilhamento de dados, como GPS, Wi-Fi, câmera e microfone.
O Librem 5 pode ser usado como um computador portátil caso adaptado a um dock especial e a um monitor. O PureOS, sistema operacional do celular, é baseado em Linux, o que permite que aplicativos e programas adaptados para o sistema operacional open source rodem sem problemas no celular, que assume uma nova interface ao ser utilizado no modo desktop.
Para mais informações: https://olhardigital.com.br/noticia/librem-5-smartphone-open-source-da-purism-comeca-a-ser-entregue-nos-eua/110669
(em inglês): https://shop.puri.sm/shop/librem-5/