No ambiente de trabalho moderno, muitos elementos contribuem para a produtividade e bem-estar dos colaboradores, um deles é a arrumação do espaço de trabalho. A organização é uma peça chave para criar um ambiente de foco, pois o subconsciente vê a bagunça como um problema a ser resolvido imediatamente. A desordem ocupa o espaço físico e mental. Para resolver esses problemas, aqui vão algumas dicas para se organizar o espaço de trabalho:
O primeiro passo da organização é a seleção. As ferramentas mais importantes devem sempre estar à mão, na área física ou virtual. A mesa é uma ferramenta, cuja função é deixar ao alcance as outras ferramentas de trabalho, e por isso deve sempre ser mantida em ordem. A área de trabalho do computador precisa ser facilmente lida, e precisa mostrar apenas os programas que são mais usados, e as pastas dos arquivos precisam ser de fácil acesso.
A organização do ambiente de trabalho pode muitas vezes passar despercebida, mas ela sempre é sentida. Essa diferença é crucial na forma como um colaborador percebe seu próprio trabalho, pois um espaço organizado gera uma sensação de fluidez no serviço que torna qualquer tarefa mais agradável.