Blog JambuLabs

Artigos autorais da Jambu Tecnologia

Uma breve história dos mensageiros instantâneos

Uma breve história dos mensageiros instantâneos

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Acelerar a comunicação entre pessoas é um dos grandes desafios que cientistas e inventores enfrentam desde sempre. Do Código Morse ao telefone de Graham Bell, acelerar a transferência de informações é um dos desafios que foram superados ao longo de décadas de evolução e inovação tecnológica. Nas últimas décadas, houve um boom na área da comunicação e a interação instantânea com pessoas do outro lado do mundo se tornou algo até mesmo trivial.

mIRC

mIRC

Na década de 90, o computador pessoal virou uma parte essencial do dia-a-dia das pessoas, tanto para trabalho como pra lazer, e a comunicação com outras pessoas pela internet se tornou comum, por meio de fóruns, comunidades, e alguns programas específicos. Um deles é o Internet Relay Chat, mais conhecido como IRC.

O IRC foi criado em 1988 por Jaikko Oikkarinen, e foi fundamental na comunicação durante a Guerra do Golfo. O IRC chegou no Brasil em 1995 já com servidores públicos e gratuitos, e permitiu que muitos brasileiros experimentassem a comunicação instantânea. Para usar o IRC, se usa um programa chamado mIRC, que possui alguns scripts que permitem os usuários jogar xadrez, cartas ou participar de algumas enquetes.


No seu ápice, o mIRC chegou a ter cerca de 50 mil usuários durante a época da internet discada e continua a existir até hoje, mas perdeu muitos usuários graças a outros programas de comunicação que surgiram, mais avançados e com interfaces mais fáceis e amigáveis de se usar, como o ICQ e o MSN Messenger.

O ICQ surgiu em 1996, e o nome do programa era uma dica de sua principal funcionalidade na época, a procura de usuários: a pronúncia das letras em inglês soa como a frase “I seek you”, que significa “eu procuro você”. Os usuários que podiam ser encontrados através do Unique Identification Number (UIN), e com o tempo foram adicionadas diversas outras maneiras de contato, como email, telefone, usuário, idade, entre outros.



O ICQ teve diversas funcionalidades que só iriam aparecer muito depois em outros programas, como uma versão mobile disponibilizada em 1999, e a definição de status como ocupado, ausente, ou invisível. Perdeu boa parte dos usuários no Brasil, mas continuou forte na Alemanha, com cerca de 6,9 milhões de usuários em 2012. Em 2014, passou por uma reestruturação e atualização, e chegou a 11 milhões de usuários no mundo em 2016. A base de código do ICQ é open source, e foi usada como modelo para diversos outros programas de comunicação, como o MSN.

ICQ

ICQ

MSN Messenger

MSN Messenger

O MSN Messenger foi um programa muito popular no Brasil que lançou em 1999, para competir com outros programas de mensagens, como o ICQ e o AIM. Originalmente chamado Microsoft Network e eventualmente abreviado para MSN, as primeiras versões eram básicas e não tinham muitas funcionalidades, mas começou a se popularizar em 2002 com a versão 5 para Windows XP e chegou a ter cerca de 75 milhões de usuários.


Em 2006, o MSN Messenger 6 trouxe diversas atualizações, entre elas os emoticons customizados, personalização de avatar, cor de janela e contatos e imagens de fundo personalizadas. Eventualmente, o MSN Messenger passou por várias mudanças, inclusive a mudança para o nome Windows Live Messenger em 2005, e passou a vir no pacote do Windows Live Essentials, junto com programas como o Windows Movie Maker.

O MSN teve outras atualizações, como a adição de animações chamadas winks, conversas por áudio e vídeo, alterações de status e o botão “Chamar a Atenção” que tremia a tela da outra pessoa, além de correções de bugs, até que em 2012 foi descontinuado e integrado ao Skype.

WhatsApp

Image

Na década de 2010, a atenção do mundo se voltou para o emergente mercado mobile, e aplicativos de mensagem começaram a ficar muito mais populares, entre eles o WhatsApp. Criado por Jan Koun e Brian Acton, dois ex-funcionários da Yahoo, a primeira versão do WhatsApp foi lançado apenas para o Iphone, e apenas permitia mudanças no status, e só lançou mensagens instantâneas na terceira iteração, aproveitando que não existiam aplicativos de mensagens instantâneas no Iphone.

A popularidade do WhatsApp o levou a outras plataformas, como o Symbian, Blackberry e Android, e foi trabalhado para ser simples de entender e usar, e circulava a necessidade de pagar por mensagens de texto ou por ligações. Foram lançadas múltiplas funções, como mensagens por áudio, grupos, entre outras.

Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook por US$19 Bilhões. Irônico, visto que anos antes, Jan e Brian, os criadores do WhatsApp, receberam um não quando foram entrevistados para trabalhar no Facebook.


O WhatsApp atualmente tem cerca de 1 bilhão de usuários no mundo, mesmo sendo bloqueado na China. Existem muitos outros programas de mensagens instantâneas disponíveis, como o Telegram e o ICQ new, uma versão modernizada e atual do já falado ICQ, e cada um têm suas funções e espaço no mercado, e só podemos especular qual será a próxima evolução que a área das mensagens instantâneas terá.


Política de Privacidade
© 2024 Jambu Tecnologia. Todos os direitos reservados.
Jambu Tecnologia e o logotipo JambuTec são marcas comerciais da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda registradas no Brasil e em outros países.
Produzido por Jambu Tecnologia.