Blog JambuLabs

Artigos autorais da Jambu Tecnologia

Scrum e Suas Vantagens

Scrum e Suas Vantagens

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
A cada dia que passa, o mundo parece menor. A tecnologia agiliza todos os aspectos da vida, especialmente no mundo digital. Para manter essa aceleração, é preciso um fluxo constante de trabalho e ideias que mantenham a produção de produtos e serviços, sejam eles tecnológicos ou não. Nos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, o planejamento rígido promete a entrega do produto imutável que só será avaliado depois de entregue. Isso pode ser prejudicial no mundo digital, onde as coisas se tornam obsoletas extremamente rápido.

Uma abordagem de planejamento relativamente recente que consegue acompanhar as constantes mudanças nas plataformas digitais é a metodologia ágil, que prioriza a produção por iterações, ou passo-a-passo, que permite a constante checagem e avaliação do produto. Uma dessas metodologias é o Scrum, que se utiliza de uma equipe pequena e focada na experiência de mercado para entregar um produto de qualidade de acordo com as especificidades dos usuários.

Princípios do Scrum

Image
O Scrum, de acordo com o “Guia do ScrumMR: Um guia definitivo para o Scrum: as regras do jogo” (Outubro, 2017), afirma que “é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e de tomada de decisões baseadas no que é conhecido”.

Um time Scrum é composto de poucos membros multifuncionais, que têm flexibilidade na maneira de completar suas atividades, estimulando a criatividade da equipe. A equipe se divide em:

    • Product Owner: pessoa que define quais funcionalidades o produto precisa e as prioriza, garantindo o entendimento do grupo para com as necessidade do projeto. Pode estar ligado ou não a um comitê.
    • Time de Desenvolvimento: profissionais que executam a produção do projeto. Cada membro é multifuncional, e se aloca na área na qual se sente mais confortável para desenvolver.
    • Scrum Master: ajuda os profissionais a se adequarem ao Scrum, ensinando as regras, teorias e práticas da metodologia. Ele também é uma ponte entre o Product Owner e o resto da equipe, mantendo o canal de comunicação aberto e claro entre as partes.

Funcionamento do Scrum

Funcionamento do Scrum
As etapas do Scrum são chamadas eventos, e todos eles têm um prazo de validade, ou um "time-box", que são avaliados a cada etapa pelos próprios desenvolvedores em reuniões diárias. As etapas do projeto ficam arquivadas no “product backlog”, uma lista de todas as funcionalidades necessárias. Apenas o Product Owner pode adicionar ou editar funções dentro do product backlog. Todo o planejamento do product backlog é executado em sprints, um período (o time-box) que dura normalmente de 1 a 4 semanas, onde o projeto é desenvolvido sem interrupções e sem alterações. As necessidades das sprints vão sendo avaliadas em reuniões diárias, onde algumas perguntas fundamentais são feitas para a equipe:

    • O que eu fiz ontem para atingir minha meta?
    • O que pretendo fazer hoje para cumprir minha meta?
    • Quais os meu planos de trabalho para amanhã?
    • Vejo algum obstáculo ou dificuldade para executar minha tarefa?

Além disso, são feitas retrospectivas no final de cada sprint, através do Backlog da sprint para avaliar as dificuldades na entrega da iteração do projeto.

O Scrum é uma metodologia que reduz a necessidade de equipes extremamente especializadas lutando contra prazos de entrega absolutos. Os produtos normalmente estão de acordo com as especificações do cliente, além de terem menos falhas por causa do planejamento detalhado. Entretanto, pode não ser vantajoso para um cliente que precise de um produto 100% definido em um período de tempo, até por causa das mudanças e incrementos que surgem no decorrer das avaliações podem fazer o projeto se estender, mas a garantia de um produto melhor compensa o extenso planejamento. No fim, o Scrum é uma metodologia que se adequa ao desenvolvedor, que em retorno se adequa ao ambiente de trabalho em equipe.

Política de Privacidade
© 2024 Jambu Tecnologia. Todos os direitos reservados.
Jambu Tecnologia e o logotipo JambuTec são marcas comerciais da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda registradas no Brasil e em outros países.
Produzido por Jambu Tecnologia.